terça-feira, 8 de maio de 2012

Colocação Pronominal

Ênclise 
 A posição normal dos pronomes átonos é depois do verbo (ênclise). Isso acontece: 
a) quando o verbo abrir o período.
 Exemplos: 
Ordeno-lhe que saía imediatamente. 
 Levantei-me assim que você saiu. 

b) quando o sujeito - substantivo ou pronome (que não seja de significação negativa) - vier imediatamente antes do verbo, tanto nas orações afirmativas como nas interrogativas. 
Exemplos:
O aluno queixava-se do calor.
João convidou-o para sair.
Desde então, ele afastou-se da nossa casa.
Os dois amavam-se desde a infância?

Próclise
A próclise é obrigatória:
a) nas orações negativas (não, nem, nunca, ninguém, nenhum, nada, jamais etc.), desde que não haja pausa entre o verbo e as palavras de negação.
Exemplos:
Ninguém me recuse este favor.
Ninguém o castigou.
Nunca se notou a ausência dele.
Não faz a felicidade dos outros, nem se sente feliz ele mesmo.

b) nas orações exclamativas, começadas por palavras exclamativas, bem como nas orações optativas.
Exemplos:
Como te iludes!
Quanto nos custa dizer a verdade!
Os céus te favoreçam!
Deus o abençoe, meu filho!
Raios o partam! 

c) nas orações interrogativas, começadas por palavras interrogativas.
Exemplos:
Por que te afliges tanto?
Quem o obrigou a sair?

d) nas orações subordinadas.
Exemplos:
Quando o recebo em minha casa, fico feliz.
Há pessoas que nos querem bem.
É justo que o ampares. 

e) com advérbios e pronomes indefinidos, sem que haja pausa.
Exemplos:
Aqui se aprende a defender a Pátria.
Tudo se fez como você recomendou.

Observação:
Se houver pausa depois do advérbio, prevalecerá a ênclise:
Depois, encaminhei-me para ele.
Com verbos no gerúndio, a regra geral é ainda a ênclise:
Cumprimentou os presentes, retirando-se mudo como entrara.
Porém haverá próclise se o gerúndio vier precedido de:
preposição EM;
advérbio que o modifique diretamente, sem pausa.
 Exemplos:
Em se tratando de minorar o sofrimento alheio, podemos contar com a sua colaboração.
Não nos provando essa grave denúncia, a testemunha será processada.

Mesóclise
Ocorrerá mesóclise com futuro do presente e futuro do pretérito, se não houver fator de próclise.
Exemplos:
Far-te-ei o prometido.
Dir-lhe-ia, se viesse.

Colocação dos pronomes átonos nos tempos compostos
Nos tempos compostos, os pronomes átonos ficam junto do verbo auxiliar e nunca do particípio, podendo ocorrer próclise, ênclise ou mesóclise.
Exemplos:
Os alunos tinham-se levantado. (ênclise ao auxiliar)
Nunca a tínhamos encontrado. (próclise ao auxiliar)
Ter-lhe-ia sido nociva alguma de minhas prescrições? (mesóclise ao auxiliar)

Colocação dos pronomes átonos nas locuções verbais
a) Verbo auxiliar + infinitivo
NÃO HAVENDO FATOR DE PRÓCLISE:
Devo dizer-lhe a verdade. (ênclise ao infinitivo)
Devo-lhe dizer a verdade. (ênclise ao auxiliar)
HAVENDO FATOR DE PRÓCLISE:
Não me devo calar. (próclise ao auxiliar)
Não devo calar-me. (ênclise ao infinitivo)

b) Verbo auxiliar + preposição + infinitivo
NÃO HAVENDO FATOR DE PRÓCLISE:
Deixou de contratá-la. (ênclise ao infinitivo)
Deixou de a contratar. (próclise ao infinitivo)
HAVENDO FATOR DE PRÓCLISE:
Não a deixou de contratar. (próclise ao auxiliar)
Não deixou de contratá-la. (próclise ao infinitivo)

c) Verbo + auxiliar + gerúndio
NÃO HAVENDO FATOR DE PRÓCLISE:
Vou-me arrastando.
Vou arrastando-me.
HAVENDO FATOR DE PRÓCLISE:
Não o estou criticando.

Observação:
Na literatura já aparece o pronome átono proclítico ao verbo principal, pois isso ocorre na linguagem falada do Brasil.
"Você está me machucando."
(Fernando Sabino)
"Mas aos poucos foi se adaptando."
(Vivaldo Coaracy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário