quinta-feira, 5 de abril de 2012

Informática - Cespe


1)A Internet consiste em um conjunto de computadores, recursos e dispositivos interligados por meio de uma série de tecnologias e protocolos. Na Internet, utiliza-se uma pilha de protocolos denominada

A) TCP/IP.
B) HTTP.
C ) SMTP.
D) OSI.
E) ADSL.

Resposta: A 

TCP/IP é um conjunto (pilha) de diversos protocolos utilizados na rede mundial de computadores (Internet), do qual dois se destacam: TCP e IP. O TCP é o protocolo de transporte e montagem dos dados (datagramas) e o IP é o protocolo de roteamento de dados.



2)Entre os dispositivos de entrada de dados em informática, incluem-se
A) o mouse e a memória ROM.
B) o teclado e a impressora.
C) o monitor e a impressora.
D) a impressora e o mouse.
E) o teclado e o mouse.

Resposta: E
Nesta questão, a organizadora aborda sobre os dispositivos de que enviam dados para serem processados pela CPU. Há somente um caso para essa característica: teclado e mouse. Talvez a única dúvida fosse a questão A, porém ROM é a memória não volátil, não se trata de dispositivo.


3)O sistema operacional Linux não é
A) um sistema multitarefa.
B) capaz de ser compilado de acordo com a necessidade do usuário.
C) capaz de suportar diversos módulos de dispositivos externos.
D) capaz de dar suporte a diversos tipos de sistema de arquivos.
E) um sistema monousuário.

Resposta: E
 Características dos sistemas operacionais, no qual o Linux se enquadra:
· Uso de GUI – Interface gráfica amigável;
· Multiusuário, ou seja, o contrário de monousuário;
· Multitarefa – processa diversos programas simultaneamente.



4)O envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico contendo documentos e imagens anexos podem ser realizados por meio do software
A) Hyper Terminal.
B) Skype.
C) Adobe Acrobat.
D) Microsoft Outlook.
E) Microsoft Publisher.

Resposta: D
Gerenciadores são aplicativos suportados pelos sistemas operacionais (Windows e Linux) para trabalhar no ciclo de envio e recebimento de emails com os protocolos SMTP e POP3. Dessa forma, os principais gerenciadores são:
· Microsoft Outlook, roda em Windows;
· Windows Mail, roda em Windows;
· Thunderbird, roda em Windows e Linux




5)Google é um serviço que permite a realização de buscas avançadas por meio da combinação de resultados ou da inclusão de palavras-chave. A busca por uma expressão inteira, por exemplo, delegado de polícia, no Google pode ser feita a partir da digitação do trecho
A) \*delegado de polícia*/
B) “delegado de polícia”
C) _delegado_de_polícia
D) (delegado de polícia)
E) {delegado de polícia}

Resposta: B
Google é um programa que faz pesquisa por termos inseridos na barra de pesquisa. Podemos ter pesquisas avançadas, uma dessas formas é colocar uma expressão entre aspas, pois assim pesquisaremos exatamente o termo procurado, restringindo o universo de pesquisa.




6)No BROffice Writer, para se desfazer ou restaurar uma digitação, é necessário, inicialmente, selecionar com o mouse o trecho do texto que se deseja alterar, em seguida, clicar os botões adequados na barra de ferramentas ou adicionar respectivamente, as teclas CTRL + Z e CTRL + Y
FALSA – Essa questão merece atenção especial pois trata-se de uma pegadinha, os atalhos referentes a desfazer(CTRL + Z) e refazer(CTRL +Y), estão corretos e são os mesmos tanto no Office quanto no BROffice. Porém o erro aqui está na expressão “é necessário, inicialmente, selecionar…” pois os comandos desfazer e refazer digitação independem da seleção do texto.




7)Ao verificar a caixa postal de correio eletrônico, na realidade, o usuário acessa o servidor central de email da internet, chamado de cliente de email, o qual direciona as mensagens que possuem o endereço do usuário reconhecido por sua senha pessoal e intransferível.
FALSA – Quando verificamos nossa caixa postal, NÃO ACESSAMOS O SERVIDOR PRINCIPAL DE EMAIL DA INTERNET. Acessamos o servidor principal de email de nosso cliente de email, ou seja, do email ao qual estamos cadastrados. Ex Yahoo, Uol, Hotmail, Gmail. Etc.
Afinal, na internet existem inúmeros clientes de email, cada um com suas características próprias e cadastros únicos e não um servidor central da internet, como a questão afirma.


8) Uma das formas de busca de informações na internet utilizando os sítios de busca, como o Google, é por meio da utilização de operadores booleanos, os quais podem variar dependendo da ferramenta utilizada.
VERDADEIRA – As ferramentas de busca de informações na internet tanto procuram expressões simples como também podem se utilizar de simbologias lógicas (booleanas) para filtrar uma busca e apresentar resultados mais fiéis.  Os operadores booleanos mais utilizados são: E(And), Ou(Or) e Não(NOT)




9) 0 Linux é um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores, não sendo adequado para a utilização em estações de trabalho do tipo PC. No entanto, é um sistema cujo código-fonte fica disponível para alterações, permitindo que os usuários contribuam para sua melhoria.
FALSA – O Linux é um sistema operacional completo e pode ser instalado tanto em servidores como em Pcs  convencionais. O que existe é uma preferência em instalá-lo em servidores por questão de segurança. Pois, a grande maioria dos vírus é desenvolvida para a plataforma Windows, o que torna o uso do S.O do Pinguin mais confiável para uso em rede.  Em relação ao final ao código-fonte, o Linux é um sistema open-source, ou seja, usuários com conhecimentos avançados na área de programação têm a liberdade de alterar o sistema de forma a melhorá-lo, desde que as características fundamentais do código matriz sejam preservadas bem como o nome Linux, que caracteriza o S.O.

10) As informações de espaço livre em um disco rígido de uma máquina que tenha o sistema Windows XP podem ser obtidas a partir do menu Arquivo do Windows Explorer, acessando-se a opção Propriedades, que exibe informações específicas sobre a unidade selecionada.
VERDADEIRA – No Windows Explorer, o menu arquivo/propriedades indica informações específicas sobre o item relacionado, que pode ser um arquivo, uma pasta, um atalho, ou ainda uma unidade de disco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário