segunda-feira, 26 de março de 2012

Segunda Lingua Portuguesa

TRE-SP  FCC 2012. Atente para a  redação do seguinte comunicado:
"Viemos por esse intermedio convocar-lhe para a assembleia geral da proxima sexta - feira, aonde se decidirá os rumos do nosso movimento reivindicatório".
As falhas do texto encontram-se plenamente sanadas:

a)"Viemos, por esse intermedio, convocá-lo  para a assembleia geral da proxima sexta - feira, em que se decidirão os rumos do nosso movimento reivindicatório".
b) "Vimos, por este intermedio, convocá-lo para a assembleia geral da proxima sexta - feira, quando se decidirão os rumos do nosso movimento reivindicatório".
c) "Viemos por este intermedio convocar-lhe para a assembleia geral da proxima sexta - feira, onde se decidirá os rumos do nosso movimento reivindicatório".
d) "Vimos, por este intermedio, convocar-lhe para a assembleia geral da proxima sexta - feira, em cuja se decidirão os rumos do nosso movimento reivindicatório".
e) "Vimos por este intermedio convocá-lo para a assembleia geral da proxima sexta - feira, em que se decidirá os rumos do nosso movimento reivindicatório".

Comentário:  Está correta a alternativa B. Verbo VIR, presente: vimos  e pretérito: viemos. Atenção, muita gente errou essa questão na prova (inclusive eu)!! Fiquem atentos!!

Presente do Indicativo

eu venho
tu vens
ele vem
nós vimos
vós vindes
eles vêm

Pretérito Perfeito

eu vim
tu vieste
ele veio
nós viemos
vós viestes
eles vieram

Nenhum comentário:

Postar um comentário